KARMA - Entenda melhor

Por Vinícius Casagrande Fornasier


Karma significa ação incompleta.
Trazemos dessa e de outras vidas muitas coisas a serem resolvidas. Jamais podemos ignorar isso, pois apenas prolongaremos, adiaremos e isso vai se tornando um pesadelo. Acidentes, mortes, doenças graves, sofrimento, dor, perdas, decepções são amostras do que nossa teimosia em adiar as nossas ações incompletas pode nos trazer. O karma não é necessariamente algo ruim. É apenas algo que não se completou. Todos nossos relacionamentos, desde a família são resgates kármicos. Em geral, quando insistimos em brigar com pai ou mãe ou situações do gênero, onde deixamos ações mal resolvidas e não a resolvemos, o karma pode trazer conseqüências maiores.
Através do amor e compaixão, da humildade e compreensão, podemos transformar nossas vidas. Um karma só é ruim de resolver quando teimamos em ser negativos, em adiar, em esquecer. Desenvolver o amor incondicional é fundamental em nossas vidas. Significa amar a todos e a tudo sem julgamento, é uma qualidade única que nos traz apenas alegrias, felicidade, sucesso e paz.
Além disso, temos de estar atentos em não criar novos karmas. Para isso a receita é bem simples. Basta estar TOTAL na ação. Em qualquer momento da sua vida esteja total na ação. Isto tem um significado muito amplo.
Significa ouvir as pessoas, ouvir sem julgar, ouvir atentamente sem estar pensando em outras coisas. É uma qualidade de poucos hoje em dia. Ouvir uma pessoa de verdade, apenas ouvir, pode trazer resultados inimagináveis na vida de uma pessoa. Estar TOTAL na ação significa você se entregar por completo naquilo que faz. Isso vale desde estar comendo – faça um teste: ao fazer uma refeição, esteja completamente atento à ação, olhe para o alimento, cheire, sinta, ao colocar na boca, mastigue devagar, sinta os sabores, sensações; perceberá a diferença que isso faz para sua saúde; se alimente e apenas concentre-se nisso, não esteja discutindo ou mesmo conversando, pensando em qualquer outra coisa, torne a refeição um momento sagrado, religioso – estar entregue à ação é estar atento ao que falam a você, é pensar no que falamos e se colocar no lugar das pessoas antes de julgar. Pense no trabalho de um malabarista, um trapezista; imagine o que acontece se esses não estiverem TOTAL na ação. Isso vale para cada segundo de nossas vidas. A atenção a uma criança. Muitos pais com suas rotinas estressantes pensam que dar uma boa vida, dar “coisas” trará a felicidade para essa criança. Vale muito mais a atenção dos pais, mas uma atenção verdadeira, uma TOTAL atenção, onde você sente o que seu filho está sentindo, onde você não está pensando em qualquer outra coisa, você apenas está com seu filho. Mas muitos não têm essa percepção, e as crianças crescem, você nem percebe, esqueceu o que houve; você estava muito preocupado com seu trabalho, com outras pessoas e seu filho cresceu. Agora ele tem problemas de relacionamento, de aprendizado, de saúde, desvio de atenção, se envolve com drogas e você culpa o sistema, a sociedade, o professor, todos, menos você.
Estar TOTAL na ação significa também darmos atenção a nós mesmos. É estar atento, consciente de quem somos, do que queremos, do que gostamos. É sentir lá do coração a coisa certa a se fazer. É ter humildade, respeito, amor por si mesmo. É a partir disso que podemos amar o próximo, é a partir disso que podemos estar conscientes do que queremos ser e fazer. Quando ignoramos isso, quando ignoramos nosso SER , estamos dando continuidade ou abertura ao karma. Por comodidade, segurança, porque “nossos pais querem” ou porque “alguém achou melhor” que você continua fazendo o seu infeliz trabalho, levando sua vida que não lhe traz satisfação e felicidade a você. Faça aquilo que gosta! Preste atenção nas coisas que você gosta, sinta aquilo que te faz bem, que não te cansa, que te deixa feliz e que faz outras pessoas felizes. Você não precisa de alguém que te diga o que será melhor você fazer. Você apenas tem que escutar seu coração, seu SER e ser aquilo que veio para ser.
Acabe com desavenças familiares, com mal entendidos, não saia de uma conversa quando sentir que algo que disse pode ter magoado. Seja humilde, tenha amorosidade, bondade. Se alguém lhe faz o mal, reze para ela, seja cortez, haja com amor e não com ódio. Desenvolva essa qualidade. Quando mesmo com o amor sentir que certas pessoas não lhe fazem bem, afaste-se. Mas afaste-se com o sentimento de fazer o bem, para si mesmo e para a pessoa que faz mal. As pessoas que pensamos que fazem o mal são nossos karmas, são pessoas que podem nos trazer um grande aprendizado e um grande desenvolvimento de compaixão e amor. Então esteja atento, esteja consciente e TOTAL na ação e nunca ficará nada para traz, porque não haverá nada mal resolvido. Isso apenas lhe trará amor e felicidade.

Segundo meu mestre OSHO:
Faça qualquer coisa de uma maneira incompleta, e ela ficará pendura em você, seguindo em frente... ela se torna uma ressaca. A mente quer continuar, quer fazê-la e completá-la, tem uma grande tentação de completar coisas. Complete qualquer coisa, e a mente se vai; se você continuar a fazer as coisas com totalidade, um dia subitamente descobrirá que a mente não está presente.
A mente é o passado acumulado de todas as ações incompletas. Você queria amar uma mulher ou um homem e não amou, e agora a mulher está morta; você queria ir ao seu pai e pedir perdão por tudo o que você fez, por tudo o que fez que o deixasse magoado, mas agora ele está morto. Agora a ressaca ficará com você como um fantasma, agora você é impotente. O que fazer, a quem ir, como pedir perdão? Você queria ser gentil com um amigo, mas não pôde porque você se fechou, e agora o amigo deixou de ser amigo e isso o magoa; você começa a se sentir culpado e se arrepende. E dessa maneira as coisas seguem em frente.
Faça qualquer ação com totalidade e você se livra dela e não olha para trás, pois não há nada para ver. Você não tem ressacas e simplesmente segue em frente. Seus olhos estão limpos do passado, sua visão não está anuviada. Nessa clareza, a pessoa vem a saber, o que é a realidade.
Você está tão preocupado... com todas as suas ações incompletas. Você é como um depósito de lixo, uma coisa incompleta aqui, uma outra incompleta ali... nada está completo. Você observou isso? Você já completou alguma coisa, ou tudo está simplesmente incompleto? Nós insistimos em deixar de lado uma coisa e começamos outra, e antes que essa seja completada, começamos uma terceira. Ficamos com um fardo cada vez maior, e karma é isso. 




"SER TOTAL NA AÇÃO É ESTAR LIVRE DA AÇÃO."


O karma é criado porque você não está totalmente em seus atos; se você estiver na ação, ela não deixará marcas.

"FAÇA QUALQUER AÇÃO COM TOTALIDADE E VOCÊ SE LIVRA DELA E NÃO OLHA PARA TRÁS, POIS NÃO HÁ NADA PARA VER."

SEJA TOTAL E ESTARÁ LIVRE! OSHO



Confira no "ARQUIVO DO BLOG" (direita) os demais artigos publicados nos meses anteriores.

Comentários

  1. Ótimo post..
    tirei algumas das tantas dúvidas que tinha sobre isso..

    continua escrevendo Vini.. adoro ler teus artigos =D

    Beeijoss

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso...meu querido, se cuide eeeee
    Muita SAÚDE, PAZ E AMORRRR
    BJS
    Sandra Marques

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom Vini, gostei muito deste artigo meu velho, é bom ler estas coisas e vermos o quanto somos imcompletos e temos de evoluir
    forte abraço do amigo
    Vanir

    ResponderExcluir
  4. sensacional...!

    mto bom Vinicius...

    abraço meu velho se cuida!

    melhoras

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O USO RITUALÍSTICO DO RAPÉ (2ª edição, 2021)

O sexo transcendendo as dimensões de consciência

Liberte-se do espelhamento nos relacionamentos