Terapia Xamânica



O objetivo deste artigo é explicar como funciona a abordagem xamânica nos diversos processos de cura e/ou terapia.

Desde os mais remotos tempos da humanidade, no paleolítico (40 a 50 mil anos atrás), o conhecimento dos mais diversos rituais de cura sempre foi presente em tribos indígenas. O profundo respeito pela natureza e compreensão das mais variadas energias, tais como: plantas, animais, pedras e elementos, permitem o acesso às mais variadas formas de cura. O conhecimento indígena não diz respeito apenas à espiritualidade, mas sim, processos medicinais.

Podemos dividir o atual xamanismo em 2 partes: o tradicional, que segue as tradições e rituais dos nativos e o neo-xamanismo, que se adapta à nossa realidade urbana, atuando em terapias direcionadas, usando o conhecimento ancestral. O que explicarei aqui são justamente os processos de terapia e cura do neo-xamanismo, nos quais atuo.

A primeira vez que tive contato com o xamanismo foi em 2005, numa jornada de medicina xamânica com tambor. Para mim era tudo muito novo. Eu estava em treinamento no renascimento e também já iniciado no mestrado no Reiki. Então esta jornada começou pelo resgate do animal de poder. Incrivelmente o som do tambor me levava para a natureza, visualizando em minha mente uma longa jornada por uma trilha sem fim, onde meu animal de poder me guiava e conduzia para os mais remotos lugares, acessando dimensões de cura e compreensão.

Ao final deste mesmo ano, tive meu primeiro contato com meu atual mestre xamã e PNL Trainer: Rowland Anton Barkley, da Austrália. Rowland é um grande mestre que possui um profundo conhecimento das mais variadas formas de cura, acessando os mais variados elementos da natureza, arquétipos e forças ancestrais. Durante 2006 fiz a formação no nível praticante em liberação energética e também um curso avançado de terapia de cura holográfica na linha do tempo. Estive recentemente com Rowland aprofundando meu conhecimento. Também agradeço aqui a toda contribuição e ensinamentos dos meus terapeutas e mestres xamãs Márcia e Vitor, de Porto Alegre, nos últimos 4 anos.

Através da terapia xamânica, podemos acessar as mais diversas curas de maneira rápida, desde que haja total entrega e vontade de se curar. Xamanismo é sinônimo de respeito pela Terra. Quanto mais nos conectamos ao amor da Mãe Terra, maior nosso merecimento e mais recebemos. A Medicina da Terra é derivada de conhecimentos medicinais passados pelos ancestrais que são honrados por aqueles que recebem a iniciação.

Como funciona a terapia xamânica?

O primeiro ponto a compreender é que devemos resgatar nosso poder pessoal. Somos seres terrenos perfeitos e nosso equilíbrio depende apenas de nossa conexão com a Terra. Se observarmos a natureza, perceberemos como ela é perfeita. O que nos torna imperfeitos é nossa mente, nosso ego.




No xamanismo os animais protegem o xamã. Acredita-se que o xamã pode assumir uma espécie de metamorfose, incorporando o poder animal, que o conduz instintivamente de acordo com as habilidades desde animal, podendo acessar aquele que for necessário para sua jornada de cura.

 Um dos primeiros passos na terapia xamânica é conhecer o seu animal de poder. Cada animal possui uma consciência e percepção distinta das coisas, possui um dom específico ou uma essência espiritual, com sua sabedoria específica e com sua própria medicina.  Logo, temos um animal que tem uma maior ligação com nossa personalidade e nossas necessidades de cura.

Essa busca é feita através do som do tambor. Quando o tambor é tocado e nos encontramos relaxados e em conexão com o som da Terra, logo vivemos uma espécie de “sonho” consciente. O tambor nos leva a um estado alterado em questão de segundos e vivemos o que chamamos de “jornada xamânica”. Na jornada, nos inserimos profundamente na natureza, percorrendo rapidamente os mais variados lugares. Quando o objetivo é buscar o animal de poder, então buscamos nos aproximar ou aguardar a aproximação do animal que faz o contato conosco.

Uma vez resgatado o animal de poder, faz-se a integração e cura da relação e até do animal, muitas vezes ferido, pela desconexão da pessoa a ele, assim como por estar tão ferido como a pessoa está no momento.

As jornadas de medicina também podem ser feitas através de jornadas xamânicas com o tambor. Com o auxílio do animal de poder, somos conduzidos a dimensões de cura, onde muitas vezes podemos receber uma profunda compreensão de certos acontecimentos de nossas vidas e nos curarmos em muitos níveis, resgatando assim, nosso poder pessoal.

A compreensão terapêutica no xamanismo ainda vai muito além, podendo-se realizar curas remotas (à distância), limpeza energética, liberação de padrões de comportamento, exorcismo, resgate de alma e muito mais.

No regaste de alma, por exemplo, você pode curar antigas feridas causadas em relacionamentos ou ainda resolver situações onde a pessoa já partiu (morreu), libertando-se completamente.

Todas as abordagens são simples, rápidas e liberadoras. Tudo depende do preparo da pessoa para grandes mudanças. Isso significa simplesmente entrega. Não é necessário conhecimento prévio.


Atualmente, tanto em terapia individual ou em grupo, venho unindo a terapia do renascimento com a xamânica, com ótimos resultados.

No xamanismo também há a compreensão do corpo físico e a importância da respiração nos processos de liberação energética (curas de traumas e liberação de padrões de comportamento). A respiração é chave para a libertação de certas coisas que estão enraizadas no corpo e o renascimento, portanto, tem total importância no processo terapêutico.

Xamanismo é conexão, respeito e amor à Mãe Terra. É o encontro consigo mesmo na comunidade terrena e universal. Xamanismo é honrar todo conhecimento ancestral que nos é concebido e que nos cura de acordo com nossa gratidão e humildade. 


Ahow!


Vinícius Casagrande Fornasier

Comentários

  1. Texto lindo! Alguem ja ouviu falar a rspeito de terapia da floresta? Tem aqui terapiadasflorestas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gratidão Vinícius!!! Estou me preparando para iniciar meu processo de conexão e cura e você me ajudou e acalmou!!! Luz na Jornada!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O USO RITUALÍSTICO DO RAPÉ (2ª edição, 2021)

O sexo transcendendo as dimensões de consciência

Liberte-se do espelhamento nos relacionamentos