Xamanismo : O Caminho do Coração


            Atualmente muito se fala a respeito de xamanismo – virou um “modismo” para uma “neo-espiritualidade alternativa” que, em boa parte das vezes, é mal interpretada.

            Xamanismo é simplesmente o caminho para a nossa casa interior – é firmar nossas raízes com a Terra e percebermos a Unidade que existe nisto.

            Estamos cercados por diversas religiões e linhas espirituais, algumas muito egóicas, que prendem ou limitam a pessoa de expressar sua essência e sua verdade e o xamanismo é um caminho de coração – onde ninguém é melhor que ninguém e, nem eu nem o mais conhecido sacerdote, somos diferentes ou melhores um do outro. Xamanismo também é a percepção, através do coração, da nossa ligação com a Terra e com o Grande Espírito (Deus) – uma ligação de unidade, de igualdade.

            Somos parte da criação, somos filhos da criação e é chegado ao momento de retornar às raízes, de recuperarmos todo conhecimento ancestral que foi perdido ao longo das gerações e para isso, faz-se necessário quebrar muitos paradigmas nos quais estamos acostumados e acomodados.

            Caminhar com o coração é viver em família, em amor e igualdade. É saber compartilhar, respeitar o próprio e a toda Criação, desde a água sagrada que bebemos até o pássaro que voa no céu. Somos todos da mesma fonte. Somos seres estelares que habitam um corpo formado pelos 4 elementos deste mundo físico. Somos água, terra, fogo e ar em união com o etéreo e, tivemos a oportunidade, dentro de toda a criação divina, de possuir um cérebro, de podermos pensar, criar, mas, infelizmente a humanidade se perdeu no ego. Hoje poucos sabem o que é humanidade realmente.

            O mundo em que vivemos é regido por um vírus que destrói o planeta. Esse vírus está em por toda parte no sistema ou “sociedade” que vivemos. Esse vírus pode ser chamado de EGO. Um vírus que controla e aprisiona as pessoas a uma completa e, quase perfeita, ilusão. Quase perfeita porque este “vírus” não pode corromper àqueles que possuem a consciência do coração.

            Podemos assistir na trilogia “Matrix”, àqueles que saem do sistema são caçados e julgados. Isso aconteceu ao longo de toda história escrita da humanidade – pessoas que conheceram a verdade do coração, da ligação com o Divino foram fortemente reprimidas e o maior exemplo que todos conhecem é Jesus Cristo. Porém, é chegado o momento onde todos nós podemos conhecer a verdade sobre Deus e para isto, um único caminho é o correto: o do coração. Mas para acessar o coração faz-se necessário dar o primeiro passo que é largar a “armadura” de lado – e está tarefa nem sempre é tão simples – pois é uma armadura carregada de crenças e limitações que nossos próprios pais e a sociedade nos impuseram inconscientemente – achando que era o melhor para nós.

            Por isso é visível e compreensível ver pais que não entendem o caminho espiritual de seus filhos. O xamanismo do coração é um caminho de desapego, de desafio a essa ilusória realidade na qual vivemos – é um caminho de propósito claro - um propósito de luz que é a vacina para este vírus.

            Dentro de muitos caminhos do xamanismo, quero citar o caminho nativo através das medicinas sagradas, tais como a Ayahuasca. Atualmente no Brasil, uma forte polêmica surgiu pelo uso legalizado (para fins religiosos e espirituais) desta medicina milenar. A Ayahuasca existe a mais de 4.000 anos e sobreviveu ao tempo e ao “sistema”, graças ao povo nativo da floresta. Alguns xamãs, em épocas remotas já previam todo este movimento de despertar da humanidade na qual estamos vivenciando atualmente e, hoje, podemos ter o acesso a uma medicina de muito poder que, a natureza nos oferece, para podermos curar nosso corpo e alma e, nos libertarmos deste “vírus”. A medicina da Ayahuasca, bebida no sagrado (em cerimônia sagrada – não faço aqui distinção de tradições), pode nos levar a um estado de consciência elevada, onde podemos encontrar a nossa verdade interior – nos leva ao caminho do coração.

Obviamente, como todo caminho do coração, sempre haverá críticas e pessoas que julgam e condenam, pois é simplesmente o vírus tentando nos iludir novamente. Lembro que vírus é mutável e, portanto, pode nos contaminar entrando pelos nossos pontos fracos, tais como a família e o material (conforto, dinheiro).

A nova Era que está para entrar e que já está acontecendo, nos chama a ouvir nosso coração e voltarmos às nossas raízes ancestrais. Podemos juntos nos unir para este propósito – e quanto mais pessoas se unirem, menor será o impacto sobre nossa Mãe-Terra. Busque fazer sua parte. Viva com mais simplicidade, não fique dependente do sistema e de tudo que ele traz (desde a luz elétrica até toda comodidade em relação à comida). Não sabemos como será o dia de amanhã – mas pense como seria se não houvesse mais luz elétrica, água encanada ou supermercados para comprarmos nossa comida. É templo de refletir sobre nossa realidade e por isso, convido a cada irmão que busque seu coração e siga-o, porque a verdade do coração não pode ser corrompida. Somos todos Um!

Ahow!

Vinicius Casagrande Fornasier

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O USO RITUALÍSTICO DO RAPÉ (2ª edição, 2021)

O sexo transcendendo as dimensões de consciência

Liberte-se do espelhamento nos relacionamentos