Desejo e desapego



Quais as diferenças entre a natureza e o ser humano? Do ponto de vista físico-químico não há diferenças; a composição básica é carbono, hidrogênio e outros elementos comuns. A nível energético também é semelhante. As células carregam milhões de informações e desde a germinação de uma planta ou a fecundação de um óvulo, já há uma organização única, como uma sinfonia. Temos que ter consciência de que o planeta é regido por uma força maior. Não é porque temos cérebro que nosso corpo funciona, já que uma planta germina, cresce, produz frutos e sementes e está não possui cérebro. O que nos diferencia da natureza é a informação. Temos a capacidade de reter, organizar e direcionar informações que é um campo mais sutil de energia. 

Nosso pensamento tem uma influencia sobre tudo ao nosso redor. Inicialmente devemos entender que somos entidades evoluídas que armazenam informações, que tem sentimentos, que pensam, que se emocionam, e isso tudo é energia. Somos entidades que habitam um corpo físico, que diferente de uma árvore que se alimenta de acordo com as condições de clima e solo, tem a opção de escolher os seus alimentos, mas que por sermos demasiadamente mentais e pouco sensitivos, não damos a atenção necessária ao nosso corpo. Imagine um computador sem software. Ele é apenas uma mera máquina sem serventia alguma. No momento em que você tem o software ele então passa a operar. Quando algum software é contaminado (vírus), então pode comprometer alguma parte física do computador. Não somos diferentes. Nosso corpo sozinho não é nada. No momento em que o espírito habita o corpo então ele passa a ter vida. Quando temos pensamentos negativos, quando temos sentimentos negativos, automaticamente isso contamina o corpo físico, causando a doença. Portando a doença não vem de fora, e sim de dentro, vem da energia dos nossos pensamentos (da falta de equilíbrio). O nosso corpo depende diretamente no nosso equilíbrio emocional, assim como depende de alguns fatores externos como a alimentação, ar e exercícios físicos. 

Todo pensamento que temos gera uma onda energética que se espalha ao nosso redor, que se difunde pelo Universo. A lei da atração diz que tudo que desejarmos de forma consciente ou inconsciente, atrairemos para nós. Isso inclui tanto pensamentos positivos, como negativos. Os filmes “Quem somos nós?” e “O Segredo (The Secret)” explicam claramente como funciona nosso corpo, mente e como nossos pensamentos são os precursores da criação da nossa vida. Os pontos que quero salientar são o desejo e o desapego. Todos nós temos desejos, desde os de sobrevivência (comida, lar, trabalho), até desejos supérfluos (dinheiro, coisas materiais). Focados em desejos materiais, muitas pessoas acabam esquecendo-se de coisas muito importantes que são essenciais às nossas vidas, como a espiritualidade, o amor, a família e principalmente, esquece de si mesmo. 

O apego é uma das maiores barreiras (para não falar doença) na vida de uma pessoa. Apego significa agarrar-se a algo, sofrer por esse algo, não querer abrir mão disso. O apego é o caminho contrário da vida. Observe a natureza. Os animais são desapegados. Um pássaro coloca seus ovos, alimenta quando recém nascido e uma vez que saiba voar o pequeno já vai à busca de seu alimento e a mãe não se apega. Sem falar em outros animais que apenas colocam seus ovos e deixam que a natureza se encarregue do resto. Na maioria dos casos, falando de mamíferos, uma vez que o pequeno é desmamado, toma seu caminho e independente de espécie, a questão é: existe uma naturalidade e uma ordem natural das coisas, livre de apego. Os apegos são humanos. As pessoas se agarram a muitas coisas. Existe apego a coisas materiais, levando as pessoas a buscar incessantemente riqueza material. Apego a opiniões, como por exemplo, quando um pai ou uma mãe desejam que o filho siga uma carreira que eles acham ser melhor, ou que siga o negócio da família, o que gera uma situação desagradável, levando muitas vezes a pessoa a seguir um caminho que não lhe agrada, que não se sente bem. Apego a pontos de vista, levando a pessoa a julgar, ser incompreensível, dura e fechada. Apego ao ego, onde a pessoa é agarrada ao status social, preconceitos, idéias. Apego a crenças, onde a pessoa segue de forma míope padrões impostos pela sociedade, pela família, escola, religiões, entre outros. Apego a outras pessoas (à família, a entes e amigos que morrem), um grande mal que traz sofrimento desnecessário que trava a vida de muitos. Quando estamos apegados a algo, simplesmente bloqueamos o curso natural das coisas. É uma atitude mesquinha, egoísta que não leva a nada. 

Existe um ponto comum entre desejo e desapego: O Agora. Como já comentei em artigos anteriores (http://vinifornasier.blogspot.com/2010/01/o-maior-presente-para-sua-vida-o-aqui-e.html), no agora não existe apego. O apego só existe no passado ou no futuro (expectativas). No presente só existe possibilidades, paz, silêncio, consciência e criatividade ilimitada. É no Agora que criamos nossas vidas, portanto entender como ser presente no Agora é muito importante. Podemos ter tudo que quisermos, porém devemos entender algumas coisas: Tudo que desejamos deve ser para o bem comum, ou seja, trará felicidade para você e a todos ao redor. A maioria nesse momento pensa em dinheiro, mas não é apenas isso que quero dizer. Darei um exemplo real: uma pessoa me procurou a alguns meses procurando respostas para seus conflitos e desesperos. Queria ser feliz no trabalho, com a família, queria ganhar bem, ter bons amigos, estudar, coisas comuns que todos desejam. Essa pessoa não se sentia capaz, achava que não era boa o suficiente, enfim, estava apegada a uma série de pensamentos limitantes que travavam sua vida. Recomendei o Renascimento (http://vinifornasier.blogspot.com/2010/04/renascimento-cura-atraves-da-respiracao.html) e após algum tempo (e várias conversas), essa pessoa resolveu fazer essa terapia com um profissional que indiquei. Passada algumas sessões e o resultado: essa pessoa passou a ser mais compreensiva com seus pais, passou a entender o ponto de vista das pessoas e isso trouxe harmonia em seu trabalho, entrou numa faculdade, começou a fazer algo que gosta muito, que é dançar e isso lhe traz felicidade. Essa felicidade traz equilíbrio a sua vida, harmoniza seus relacionamentos e a deixa serena, sem apego e sem desesperos. Quanto ao dinheiro? Começou a planejar seus investimentos, viver uma coisa de cada vez, e dar valor às coisas mais essenciais. O ponto importante a ser percebido da mudança dessa pessoa é: essa pessoa tinha desejos, porém era apegada a eles, o que a fazia sofrer. A partir de uma mudança, que foi o desapego de crenças e de tudo q ela desejava, ela passou a focar sua atenção no Agora e sua vida mudou por completo. 

Portanto, quando desejamos algo, devemos ter em mente que esse algo traga felicidade para você e a as pessoas que estão ao seu redor. Você deve sentir como se já possuísse aquilo que deseja, ou seja, você relaxa no Agora, permitindo que as infinitas possibilidades se manifestem de acordo com a ordem natural das coisas. Você deve ter bom senso e estipular um tempo médio para a conquista daquilo que deseja e ser desapegado do seu desejo. Isso significa manter um distanciamento do seu desejo. Por isso a importância de sentir como se já tivesse conquistado, que aquilo que quer só precisa um tempo para se materializar. É como se você tivesse certeza disso, mas ao mesmo tempo desapego do resultado. O melhor exemplo disso é o verdadeiro amor. Quando você ama, você ama em primeiro lugar a si mesmo. Amando a si mesmo, você transborda amor e pode então amar outra pessoa (quando se trata de relacionamento). No verdadeiro amor a palavra “apego” não existe. Existe apenas liberdade. Quando você ama assim, você tem certeza de seus sentimentos em relação a essa pessoa, ao mesmo tempo você está desapegado do resultado futuro – isso é o amor incondicional. No verdadeiro amor, no amor incondicional, você se sente feliz no Agora, independente de estar ou não com a pessoa com quem deseja compartilhar seu amor, você permite que o Universo crie sua vida, permite que novas possibilidades surjam. Portanto não se apegue ao resultado, o Universo pode estar reservando algo muito melhor para você. Apenas livre-se dos pensamentos negativos e dos apegos. Seja inteiro, seja presente e consciente de você mesmo agora. 

Praticando o desapego 

Tudo na vida são ciclos, fases e devemos entender que as coisas vão e vem, nascem e morrem, existem e desaparecem, mas sempre se transformam. Você escolheu estar aqui encarnado na Terra, com objetivos a serem alcançados. Existem espíritos que encarnam momentaneamente apenas para trazer amor ou a verdadeira compreensão do amor (e outros aprendizados) a um casal ou família e, atingindo os objetivos se vão, como é o caso de abortos, crianças e jovens que morrem prematuramente e, que na maioria das vezes quem fica não compreende e sofre pelo apego a elas. Entenda que a vida tem um propósito muito maior que imaginamos. Estamos aqui para aprender, evoluir e compreender muitas outras coisas. A maior lição que temos aqui é o amor. O resgate de relacionamentos começa em casa, na sua família. A família é o núcleo básico de relacionamentos, é onde o amor nasce, começa a compreensão e sabedoria para o amor verdadeiro. Enquanto não resolvemos nossos resgates kármicos familiares, não teremos um relacionamento verdadeiro com outra pessoa. Sempre carregará o espelho da ilusão. Você projetará na pessoa seus karmas familiares. Desapego começa em casa. Desapegue-se de seus pais, de seus filhos; todos nós viemos para ser livres, para seguir um propósito maior aceito por nós mesmos como espíritos. Viemos com talentos, dons únicos. Desapegue-se das crenças, dos pensamentos limitantes que apenas travam seu caminho sagrado, sua vida. Faça aquilo que gosta, aquilo que faz você vibrar. Desapegue-se da aprovação. Você não precisa de aprovação de seus pais, amigos e nem da sociedade. Se você ama o que faz, quando você ama quem está ao seu lado, automaticamente será feliz, terá aprovação, mas essa não fará diferença, porque você é feliz por si mesmo fazendo o que gosta, ou estando com quem ama. Valorize as pequenas coisas, aquilo que te faz bem, pessoas que te fazem bem, sinta como cada vez mais as coisas materiais vão perdendo valor. Quando você é desapegado das coisas materiais, você é mais feliz e terá muito mais riqueza, que começa pelo amor, felicidade e conseqüentemente aquelas coisas materiais virão sem nenhum esforço, porque não é o objetivo maior, porque você está desapegado delas. Jogue fora tudo aquilo que você já não usa mais. Doe! Você pode fazer muitas pessoas felizes. O segredo da riqueza é saber dar e receber. Faça uma lista das coisas que você mais é apegado, separe (recorte) item por item e queime um a um! Exercite o desapego das coisas materiais, das ilusões emocionais, dos rancores, das mágoas, de tudo aquilo que te aprisiona. Pratique o desapego e viva plenamente sua vida agora! 



Vinícius Casagrande Fornasier

Comentários

  1. Vini, mais um de teus textos lindos e educativos..adorei, sempre ganho muito pra minha vida qd leio o que escreves. De uma maneira simples aprendi mais um pouco contigo. Começarei hj a praticar o desapego...Obrigada!! beijinhos, Tita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O USO RITUALÍSTICO DO RAPÉ (2ª edição, 2021)

O sexo transcendendo as dimensões de consciência

Liberte-se do espelhamento nos relacionamentos